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Ambiente Gráfico

Ambiente Gráfico

Conceitos acerca da Interface com o utilizador

Em Informática, interface gráfica do utilizador, (a sigla GUI) - Graphics user interface, é um mecanismo de interação homem-computador com um rato ou teclado. O utilizador é capaz de 
selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.

Janela

É um conceito que foi introduzido com os sistemas operativos de interfaces gráficas, 

e representa qualquer área que agrupa elementos em comum e permite movê-los em grupo. 

Normalmente, um programa de computador assume a forma de uma janela 

para facilitar a assimilação pelo utilizador.

Vantagens de um SO gráfico

Facilita a utilização por parte do utilizador, pois este não precisa de saber comandos do sistema 

operacional para executar tarefas complexas ou simples, como copiar um ficheiro para outra diretoria; 

Possibilita otimizar as tarefas mais complexas com alguns cliques em janelas, para encontrar as opções ou 

as tarefas a serem executadas além de usar imagens para mostrar o que será feito por determinado 

programa; Facilita a interação entre o utilizador e o computador, com a abstração de comandos de ecrã de texto,

que são substituídos por imagens.

API

API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.

De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar caraterísticas do software menos evidentes ao utilizador tradicional.

Mais recentemente, o uso de API tem se generalizado nos plugins. Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criemplugins, estendendo as funcionalidades do programa.

 

Modelo de memória

 

Basicamente são dois tipos de memórias que existem: Internas dentro do processador, são memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória Cache, registradora. As memórias externas são memorias não volateis, servem para guardar dados enquanto o computador esta em uso.

 

  • Memória principal: Também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar.
  • Memória secundária: Memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador.